01 dezembro 2011

DIY: Furoshiki "Bolsa de nó"

Olá, leitoras...
Hoje, vou ensinar a falar um bolsa, com lenço e nó, sim é só isso, então vamos saber mais deste artesanatos, logo abaixo:


Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. 



Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança,os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça. 




O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda. E pode usar também com um bolsa para ousar no dia a dia.



A convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro 'Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki", dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração.



O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto.




Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.


Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki) , o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente. 



No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki.



Veja o passo a passo logo abaixo




























Inspiração

Vídeo: 

O que vocês acharam da ideia usariam?Eu gostei e usaria essas bolsa de lenço.

Conto com a sua participação....
Até, mais...
JaqueVirtual....


2 comentários:

  1. oi Jaque, obrigado pela visita , parabéns pelo blog amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecinha..
      Adore a sua participação.
      Até mais...
      JaqueVIrtual.

      Excluir

Olá, leitoras...
Seja bem vindas, ao meu blog.
Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
Todos os comentários são lidos e respondidos.
Mas sejam educadas.
Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
Se gostou do blog, me siga aqui e no Google +.
Assim você não perde as novidades..

Participe:
Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
Deixe sua pergunta Aqui...
Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).

Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
Conto com a participações de todas vocês...
Até mais...
JaqueVirtual...