2 de maio de 2014

Festa: Como organizar uma festa

Olá leitoras...
Hoje vou mostrar para vocês como organizar um festa, pode ser ela temática ou não. Não importa se é uma casamento ou apenas uma festa para apenas os amigos, se a festa é só para adulto ou para as crianças ou ambos. Então decidi fazer esse post, em tópicos para facilitar a organização da festa. Então vamos aos tópicos...


Orçamento


Faça uma lista e não esqueça de calcular a quantidade de convidados e a quantidade de comes e bebes. Veja o orçamento que você tem, inclua os comes e bebes, buffet, decoração, lembrancinhas, caso você queria contratar um Dj (música) e etc..


Dicas

Defina o tipo de festa que você irá fazer: um churrasco de dia, piquenique ou uma festa à noite, com música, bebidas e comidinhas.


Lista de convidado


Defina o tamanho de festa pequena,média ou grande, assim facilita,na hora de montar a lista de convidado,preste atenção,se o local tem a disponibilidade de pessoa , para aquele ambiente e lembre-se tem convidado que pode levar uma pessoa , no qual você não chamou, por exemplo: se o local fala até 250 pessoas leve até 200 pessoas no máximo, pois seus convidados deve se sentir a vontade.











Tema

Escolha um tema pode ser temático ou escolha apenas cores com laranja e verde,preto e branco ou temático como : floresta, candy colors, fantasia, boteco e etc..


Convite

Escolha o tema do convite que tenha, mais haver com a festa, usando as cores, ou desenhos, nos convites tente deixar mais próximo possível da festa. Em festas mais temáticas, avise os convidados a irem com um certo traje, como por exemplo se a festa for dos anos 60, avise as pessoas irem com trajes que inspira essa época.



Local

Escolher local para festa acontecer, pode ser um salão de festa,no campo, praia, cidade ou em casa.


Escolha um local de fácil acesso, para que os convidados ache o buffet ou salão de festa,coloque Mapas e referências como mercado X, padaria Y, entre outros tipos de referência.




Além disso preste atenção em locais aberto, veja o Plano B, é muito importante por que caso chover, tem como fazer a festa em outro local.




Horário e Dia



Escolha um horário para sua a festa acontecer,dente elas, pode ser manhã, tarde,noite,não escolha dias como feriados e dias santos, durante a semana,nem sempre todos os convidados vão poder ir. Então para ter uma festa de sucesso escolha durante sábado e domingo.


Infraestrutura e segurança


Veja se o local, é próprio a fazer sua festa,se tem acesso para deficientes, idosos, se te avará, e se no pacote que você fez, já está incluído motorista ou estacionamento próprio do lugar, equipe de segurança e garçons a limpeza e muito mais .








Decoração


Escolha a decoração que tem mais haver com o ambiente, com tema e com seu(es), gostos pessoais, caso tenha mais uma pessoa pode ter ajudar neste esquisito. Lembra-se que deve combinar com o local, convite, sua personalidade, traje, música, lembrancinhas e é claro com seu orçamento.












Traje


Se caso você(s), quiserem escolher um traje, para os convidados e você(s), pode escolher Trajes: Informal (casual),esporte fino, black tie, formal ou a fantasia.







Comes e bebes

Há várias maneiras, que podemos escolher para seu buffet, veja abaixo:

Mesa de frios;  Banquetes;  Buffets;  Coquetel; Ceia;  Jantar, etc. 

Serviço que você(s) pode(m) escolher, e esteja atento(a) à modalidade: 

À francesa: serviço em que o garçom segura a bandeja enquanto as pessoas se servem; 

À inglesa direto: o garçom serve os convidados; 

À inglesa indireto: o garçom prepara e serve o prato para os convidados através de um carrinho de apoio; 

À americana: os convidados se servem através do buffet; 


Franco-americano: prato de entrada é servido na mesa pelo garçom, já o buffet são eles que se servem. 

Empratado ou de prato passado: prato pronto e servido; 

À russa: uma mesa é preparada com os alimentos. 








SUGESTÃO DE CARDÁPIO 






Coffee Break ou Mesa de frios: Café, chocolate, chás, sucos, água, salgadinhos, frutas, bolos, biscoitos, pães, sanduíches, patês, frios, etc. 

Coquetel: Água, sucos, refrigerantes, coquetéis de frutas, drinks, whisky, vinho, cerveja, champanhe,canapés, salgadinhos, frios, petiscos, miniporções, etc. 

Almoços e jantares: Água, vinho, champanhe, entrada fria ou quente, frutos do mar, carnes, aves, massas, sobremesa, etc. 

Como podemos definir o cardápio, veja essa dica e entre link longo após,a postagem,achei um site ótimo para organizar sua festa...Músicas e atração 

Se for festa de criança, contrate o serviço para as crianças e inclua pula - pula, piscina de bolinha e monitor, palhaços, teatro, mágicos. 

Já para festas mais adultos pode contratar Dj, dançarino, jogo de luz e por ai vai. Distribuía pulseira neon e outros objetos para amimar a festa como por exemplo mascará, plumas e etc... 


Lembrancinhas

Tenha ideias criativas e úteis como por exemplo,em casamento distribua os bem casados em sacolinhas,aonde os convidados consiga levar para casa esse docinhos, de uma maneira fácil, há não esqueça de personalizar como o nome dos noivos e tem que ter as cores parecidas ou igual do casamento, essa dica serve para os mais tradicionais.



Uma ótima ideia para que vai casar no campo, para ficar com uma carinha de casa de campo, mande fazer doces caseiros em potes e se quiser coloque uma colher na tampa para enfeitar.







Dependendo da festa pode dar canecas personalizadas da festa, essa dica serve tanto para casamentos até para chás de bebes.


Olha o que eu encontrei na internet, faça um kit com mini comes e bebes, essa ideia é ótima para dar para as crianças, pode ser para uma festa infantil até para um casamento, mas lembra-se que essa lembrancinha é apenas para as crianças.


Para aniversários infantil, faça kit, como esse abaixo, com massinha colorida e seis cortadores.


Então o que acharam das dicas? Qual dica, vocês mais gostaram?

Conto com a sua participação..
Até, mais...
JaqueVirtual...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, leitoras...
Seja bem vindas, ao meu blog.
Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
Todos os comentários são lidos e respondidos.
Mas sejam educadas.
Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
Participe:
Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
Deixe sua pergunta Aqui...
Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).
Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
Conto com a participações de todas vocês...
Até mais...
JaqueVirtual...