3 de janeiro de 2013

Unhas: Surgimento do esmaltes

Olá, leitoras...
Hoje vou mostrar para você, como surgiu o esmalte e sua evolução até os dias de hoje, tudo indica que surgiu na China por volta de 3 000 a.C.Prtanto há cinco mil anos.


Antes, ele era feito de goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha, hoje o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros.


Com relação à sua cor, no princípio indicava a classe social do homem ou da mulher que o usava. 


Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha – as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto.







Segundo a medicina tradicional chinesa, emoções como a raiva, se forem intensas e duradouras, influem negativamente na energia do fígado e podem deixar as unhas opacas.


Já o medo afeta os rins, levando a uma menor absorção de cálcio e o consequente enfraquecimento das pequenas lâminas transparentes que recobrem a ponta dos dedos.


Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.


No Antigo Egito, por volta de 3500 a.C, as mulheres egípcias já utilizavam uma base preta de henna nas unhas, porém as cores “baphos” da época só poderiam ser utilizadas pela nobreza, tipo Cleópatra amava os tons de vermelhos escuros e Nerfetiti tinha sua preferência na tonalidade rubi.


Após este período, os assuntos esmaltísticos ficaram meio que parados até o sec XIX, cuidar das unhas neste período significava manter as unhas curtas moldadas por uma boa lima (lixa), em alguns casos usavam nas unhas apenas um óleo perfumado e poliam com tiras de couro. 


Nesta época as mulheres não poderiam usar nem maquiagem, logo na época em que uma moça deveria ser recatada era considerado uma virtude, esmaltes extravagantes não ficaria bem.


O primeiro esmalte como o conhecemos hoje foi feito em 1925, e a grande maioria feminina adora essa tinta paras unhas. 



Neste período a grande invenção foi o palito para afastar as cutículas. 


No séc. XX os esmaltes voltaram a ganhar força, mas suas bases duravam pouquíssimas horas nas unhas, mas em 1925 a indústria automotiva criou a base dele, durante o desenvolvimento de esmaltes para carros. 


Finalmente em 1925, foi lançado um esmalte de unha transparente em tom rosado.


Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.Nos anos 20 e 30 eram os anos da manicure estilo meia lua. A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro.


Mais tarde, o esmalte seria aplicado à unha nas partes superior e central, mas não junto à raiz. Nessa época, a sociedade proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes.


Em 1932, os irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, juntamente com um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.Nasce, assim, a marca Revlon.



Os irmãos também promovem, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.Em 1970 começa a década dos esmaltes sintéticos.

As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas, até chegar às postiças usadas hoje. Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fyber glass, em 1980.


Nos anos 90 a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. 


Surge a profissão de designer de unha.Para os anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas.


Verdadeiras obras de arte podem ser esculpidas nas unhas e não é mais preciso combinar as cores delas com a roupa.


Estilos, cores e tendências à parte, as unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas e mais uma marca registrada da personalidade feminina deste século.

O que vocês acharam do post?
Sabiam destas curiosidades?
Conto com a sua participação...
Até, mais...
JaqueVirtual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, leitoras...
Seja bem vindas, ao meu blog.
Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
Todos os comentários são lidos e respondidos.
Mas sejam educadas.
Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
Participe:
Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
Deixe sua pergunta Aqui...
Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).
Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
Conto com a participações de todas vocês...
Até mais...
JaqueVirtual...