7 de fevereiro de 2014

Festa: Como organizar um casamento.

Olá, leitoras..
Hoje vamos falar sobre como organizar um casamento, aqui será guia completo, falando desde como marcar a data até as lembrancinhas, então vamos a super dicas....





Decidi fazer post separados para ficar mais fácil, e vamos falar de casamento mais simples até  casamento mais sofisticados, dos temáticos até os casamentos tradicionais, espero que goste das dicas, então vamos lá.




Orçamento
O essencial nesta questão são vocês é o  dia do casamento vai ser um dia especial e, não devem deixar que se torne um verdadeiro pesadelo.


A regra número


Consideram mais importante e esqueçam o resto, ou seja, façam uma lista com tudo que gostaria de ter em seu casamento.



Dessa lista escolham aquilo que realmente gostariam de ter em seu  casamento. 


Para que um casamento seja elegante não necessita de um orçamento excessivo.


Orçamento  ter em conta vários itens

  • Custos da cerimônia: (Local, oficial de cerimônia, licença de cerimônia).


  • Custos da recepção:

Local, comida, entradas, serviço de bar, entretenimento, decoração, iluminação e lembrancinhas.



  • Traje
Noiva: Vestido de noiva, sapatos, cabelo, maquilhagem, jóias | Noivo: terno e  sapato.


Noiva
Há vários tipos de noivas,as mais ousadas até as mais tradicionais,aquelas que querem vestidos estilo princesa até aquelas,que querem vestidos coloridos.


Noiva princesa e clássica
Normalmente estes casamentos podem acabar saindo bem mais caros do que o esperado: tudo vale para ser o centro das atenções, em uma festa bastante elaborada, cheia de detalhes caros.



As noivinhas românticas, em sua grande maioria são clássicas e tradicionais, para elas casamento é para toda a vida, ao lado do seu grande amor. 


Fazem questão de casar na igreja, com uma decoração bem bonita, de preferência flores nos tons claros. 




As grinaldas normalmente, são tiaras ou coroas, o vestido sempre, com muita renda, babados ou laços, armadinhos como de verdadeiras princesas. 


São aqueles com cintura marcada, saia volumosa, laçarotes, renda, cetim, véu e grinalda.



O make bem leve e suave.

São noivas que costumam seguir tradições familiares e não gostam de fugir muito dos padrões, casando em grandes salões e Igrejas.

Dica: 
Aposte em cores neutras, tons pastel e siga o seu coração ao invés de modismos, porque você é daquelas que morre de medo que no futuro seu casamento fique datado nas fotos.

A lua de mel, tem que ser em um lugar inesquecível e muito romântico.




  • Noiva vintage
 A noiva vintage é muito romântica, nostálgica e adora revitalizar os velhos costumes, sejam de sua infância, ou de décadas nas quais ela nem era nascida, como os anos 20, por exemplo. 

Muitas vezes, esta noiva quer homenagear a mãe ou a avó, usando ou reformando o vestido de noiva que usaram.


Os vestidos de noiva vintage podem ser brancos ou terem cores como champanhe, rosé e nude.


As décadas mais revistadas em um casamento vintage são os anos 20, 30 e 50, que trazem propostas diferente para o vestido de noiva.


A noiva vintage curte casar de dia, ou ao ar livre e a decoração do casamento neste caso, pode combinar ainda mais com o estilo retrô. 


Dica: Incorpore o vintage e romântico, juntos formam uma combinação perfeita nos detalhes de decoração, sempre misturando o “antigo” com o seu toque pessoal.

  • Noiva Moderna

Para essas  noivinhas modernas, o básico é chique seu vestido é sem brilhos, bordados, mas com uma corte moderno e de tecidos nobres.


Outra opções são vestidos curtos, ou muitas texturas (como plumas), ou  macacão, ou unhas e sapatos de noiva coloridos. 



E falando em cor, é possível também avistar algum tom além do branco em seus vestidos,ou vestidos totalmente colorido e diferenciados. 

Algumas noivas adoram incorporar o estilo rock´n´roll em seu casamento, optando por mostrar suas tatuagens com decotes pensados estrategicamente para tal fim. 



A festa de um casamento moderno pode ser muito divertida e cheia de surpresas, como carrinho de sorvete, balões em forma de coração, com a decoração do casamento toda colorida e descontraída. 




No cabelo geralmente são flores e na ornamentação cores fortes e cítricas, sem falar no detalhe dos pés coloridos.


A maioria se casa em praias, ao ar livre, em lugares alternativos, faz a cerimônia e a recepção no mesmo local.



  • Dica:
 Não ligue para a opinião alheia ,muitos vão tentar te fazer desistir de ideias ousadas, mas faça o que fará você (e seu noivo) feliz! Assim, seu casamento terá a sua cara!


A lua de mel é sempre me um lugar de muita badalação e com grandes opções de passeios.



    Saiba como escolher o traje certo do noivo.
    Bem menos complicado do que o vestido da noiva, o traje que o homem vai usar no casamento também pode ser uma dificuldade para aqueles que não estão familiarizados com os modelos disponíveis.Para ajudar os noivos a não errarem na hora de escolher o que irão usar durante, veja algumas  opções para eles que você confere a seguir.

    • Terno

    É a opção mais clássica: vai bem com todos os tipos de casamento,se o casamento for de manhã ou à tarde, escolha um tom mais claro, como bege e cinza mas não branco, que só fica bem na praia.Em casamentos noturnos, preto, azul-marinho e cinza-chumbo são boas cores. 

    Combine com camisa branca,as opções mais seguras de gravata são a prateada e a branca, mas o noivo pode escolher combinar o acessório com o lenço, a flor de lapela ou o bouquet da noiva.






    • Fraque

    Se a cerimônia for bastante formal, o noivo pode usar o fraque, que é um paletó mais curto na frente, com pontas longas na parte de trás,apenas o noivo e o pai da noiva podem usar este traje, que é obrigatoriamente de cor escura. 





    A calça, que deve ser risca-de-giz, deve seguir os mesmos tons do fraque, assim como os sapatos.




    • Meio-fraque

    É um paletó mais comprido, com apenas um botão, porém sem as pontas traseiras do fraque. É um traje para casamentos formais, mas nem tanto, em qualquer horário do dia (vale a regra de cores claras para o dia e cores escuras para a noite). 








    Deve ser usado com camisa de colarinho normal, sem botão,ao contrário do fraque, este traje deve ser acompanhado pelos padrinhos: se o noivo usá-lo, todos terão de usar também.



    Joalharia
    Alianças





    Convites
    Cartões de localização, cartões de agradecimento.


    Flores

    Centros, flores para o altar, bouquet de noiva, bouquet para atirar, flor para o noivo e para os pais, outras flores decorativas para o local da festa e para as entradas.

    Lembrancinhas para os convidados.

    Fotógrafo e vídeo

    A dica é contar um bom profissional, e muito importante ter esse serviço, pois esse momento deve ser registrado.





    Transporte
    Tem que pensar como os convidado e os noivos iram para a festa e cerimônia.


    Lua-de-mel.


    Organize
    Depois de ter ser orçamentamento, chegou a hora de organizar os noivos e casamento, para isso deixei os links para se organizar melhor, nada de uma boa organização para o casamento sair do orçamento é importante que reserve um dinheiro extra se caso precisar.

    Local
    Não é fácil escolher o local para casar,para  isso segue abaixo algumas dicas para ajudar na busca do local perfeito.


    Número de visitas:
    É recomendado que visite 3 à 5 locais, após as visitas coloque no papel os pontos positivos e negativos de todos os locais.


    Orçamento

    O valor da locação do espaço não deve ultrapassar 10% do valor do total do orçamento do casamento.


    Cerimônia


    Será no espaço da recepção,pode ser no mesmo espaço que as mesas dos convidados ou gostaria de um local separado? Caso a cerimônia seja na igreja, escolher salões para visitar que fiquem no máximo 20 minutos de distância.



    Durantes as visitas verifique e pergunte
    • Se o local possui vallet ou indica algum próximo.
    • Se a fachada está em bom estado.
    • Possui recuo para embarque e desembarque dos carros.
    • O local comporta o número de convidados sentados, mais bar, mais pista de dança, mais palco caso tenha banda, mesa de doces, local para o bem casado, mesa de café, pontos de buffet e lounge.
    • O espaço oferece equipe de segurança, limpeza, recepcionistas ou devemos contratar a parte?
    • Se as paredes e o chão estão em bom estado.
    • Se existe fiação aparente.
    • O local possui gerador? Qual o custo?
    • O local possui algum mobiliário como mesas e cadeiras? Qual o estado dessas peças? Qual o custo?
    • Alguns espaços possuem buffet próprio ou fornecedores de casamento credenciados, verificar os custos desses serviços e produtos e se é possível levar outros fornecedores.
    • Pacotes com alguns serviços e produtos inclusos podem ser uma boa opção para quem está com o orçamento enxuto, mas é necessário ter cuidado e verificar a qualidade, quantidade e condições de cada produto e serviço oferecido.
    • É importante checar também se as instalações da cozinha estão em boas condições de higiene e bem equipadas.
    • Checar se os banheiros estão limpos, bonitos e que nada esteja quebrado.
    • Verificar se há acesso para deficientes, saídas de emergências sinalizadas e extintores de incêndio.
    • Verificar se tem alvará de funcionamento.
    • O ar condicionado é um item importante, checar se é central e se é potente.
    • Horário de montagem, da festa e desmontagem: o ideal é que o salão seja liberado para montagem logo de manhã ou 6 horas antes do horário da cerimônia. A festa deve durar de 6 a 8 horas e a desmontagem acontecer logo após o evento.
    • Verificar se há chapelaria e uma salinha para os noivos.
    * Prefira fazer as visitas quando o local estiver decorado, assim você consegue visualizar melhor como seria o seu casamento.
    *Para ter um casamento sem preocupações, todos os detalhes precisam estar de acordo, e principalmente os gestores e fornecedores.
    Data
    A data é muito importante então veja,belas dicas nesse site:


    Vocês não sabe a  data para o casamento,a época do ano (primavera,verão,outono e inverno), então vamos as dicas.

    Na hora de decidir, diversos fatores influenciam para que a festa e a cerimônia saiam como sonharam os noivos: flores da estação, época de chuvas ou de calor, facilidade para fechar com bufês e igrejas.

    Convite

    • que incluir no convite
    Não faz ideia o que se deve incluir num convite de casamento,não se preocupe, pois dexarei o passo a passo como montar ser convite.



    1.O nome completo de quem convida (pais ou noivos).
    2.O nome dos noivos.
    3.Indicação da data.
    4.Hora da cerimônia religiosa e local.
    5.Deve conter a morada ou número de telefone para onde os convidados devem confirmar a sua presença.

    • Os envelopes
    Os envelopes devem estar em sintonia com o tipo de convite, seguindo a mesma cor e tipo. 


    Se o convite for simples e formal, o envelope deve apenas conter os dados de quem convida, nome e respectiva morada.No canto superior esquerdo. Devem ser endereçados à mão, com uma caligrafia bonita.



    • Endereçar o convite
    O convite deve ser endereçado com o nome principal e apelido dos convidados e sem abreviaturas (exemplo: José Maria e não Zé Maria).

    Devem ser endereçados consoante o título mais apropriado: 
    Ex.mo. Sr. João Neto ou Ex.mo. Sr. Drº. João Amaral.




    Existem diferentes formas de dirigir o convite, consoante o estado civil.

    Se se trata de um casal, deverá faze-lo da seguinte forma:
    Nome do convidado e sua mulher:
    Ex:  Sr. Dr. João Nunes Pedro e sua mulher



    Se o convite se estende à família Deve mencionar o nome do convidado e acrescentar “ família.(menos de 18 anos):
    Ex: Sr. Dr. João Nunes Pedro e familia




    Se é solteiro e tem uma acompanhante, o ideal é enviar dois convites, um para cada um. 
    Se não quiser faze-lo, deve então enviar o envelope com o nome de ambos.

    • Local
    Quando os casamentos se celebram longe da cidade, é conveniente incluir um mapa de acesso, para além de uma pequena lista com sugestões de hotéis, pousadas e turismos de habitação para instalação dos convidados.

     Festa em casa
    Se a festa se celebra em casa de um dos familiares dos noivos, o protocolo  deve enviar um cartão em seu nome comunicando o local da casa desta pessoa.

    Decoração:
    A decoração do seu casamento é um dos itens mais importantes, porque tem um impacto enorme no ambiente da festa e na energia que você quer transmitir aos seus convidados.

    O clássico:
    E quando se trata de decoração clássica, alguns elementos não podem ficar de fora: velas, castiçais, muro inglês e espelhos trazem todo o glamour ao ambiente.

    Nas cores branco e verde,arranjos de flores belíssimos, acompanhados de muita prataria, cadeiras de acrílico e mobília com design clássico.
                                    

    Com cores discretas e luxuosas, móveis com desenhos coloniaismesas super compostas, objetos prateados, dourados ou de cristal, toalhas lisas, brocadas ou em renda, velas em candelabros e lustres de cristal.


    Iluminação âmbar, rosa, lilás, roxo, amarelo criando um clima mais intimista,a atmosfera criada é de requinte e sobriedade.



    Os arranjos são formais, de preferência altos e as flores mais usadas são: rosas, orquídeas, copos de leite, lírios, tulipas, boca de leão, callas.

    Casamento moderno

    Linhas retas nos móveis, muita simetria, arranjos baixos e quase tudo monocromático.


    Para criar contraste, trabalhe com cores complementares como o amarelo, preto e branco. Arranjos aéreos robustos com flores e velas também têm tudo a ver, combinados com itens espelhados, de vidro ou ferro. 



    Os tons metais (cobre e ouro principalmente) também estão em alta, inclusive nos bolos.

    Mini-wedding descolado e informal
    Toda criatividade é bem vinda,muitas cores nas flores, garrafinhas coloridas, pintadas, forradas, balões, livros, objetos pessoais das famílias, dinamismo com arranjos altos e baixos nas mesas, carinha de ‘home wedding’,muitas estampas, baús e malas, despretensão e leveza. 
    Misturar estilos: móveis rústicos com peças chiques e vintage; peças coloniais ou vitorianas com tapetes ou almofadas tribais, coloridas ou indianas; móveis ou peças com estilo provençal junto a objetos modernos,objetos da casa do casal como porta-retratos e livros são ótimas opções.
    Outra tendência forte que está voltando são os portais com flores para a entrada da noiva,se for pórtico de ferro então, é acerto 2 vezes. 
    Pinhas, flor de lis e coroas são a sensação do momento para arranjos. Nas mesas, guirlandas de flores por toda a extensão, é no que apostamos.”
    Casamento cor
    As cores base da decoração do casamento são essenciais, quer usem um tema, ou apenas cores inspiradoras. 



    O tema e a cor são a inspiração de todo o casamento: Passando desde os convites até aos ínfimos detalhes, tais como o tipo de cocktails a serem servidos durante a hora do cocktail, à decoração da recepção, às flores, à decoração da cerimônia, etc. 

     Quer selecionem um tema ou apenas um quadro de inspiração geral, o que realmente importa é que no final exista uma harmonia na decoração, conseguida com uma boa paleta de cores. 


    Pensem em cor


    Comecem pelo início: juntos, cheguem a um consenso acerca de uma única cor favorita; pode ser verde musgo, bege champanhe, café com leite, púrpura, diversos tons de amarelo... Se não têm ideia alguma, então procurem inspiração. Podem por exemplo, inspirarem-se nas tendências da Pantone de acordo com cada estação do ano.




    Simples
    Usem o espectro das cores, que recordam-se de terem estudado na escola os espectros de cores? Se não, então dêem uma vista de olhos em: Colorschemedesigner .  


    A roda das cores é uma boa ajuda para selecionar uma paleta de cores. Basta seleccionarem uma cor e verificarem quais são as cores complementares, ou opostas. 


    As cores opostas (uma em cada lado do espectro) dão ênfase à cor mais dominante.....

    Música
    O casamento é uma celebração de união que sempre emociona e encanta as pessoas.

    Ver duas pessoas queridas unindo-se em matrimônio é algo muito importante para familiares e amigos e este capítulo é muito marcante na vida dos noivos e convidados. 

    As músicas tocadas no casamento, desde a chegada dos convidados até o fim da cerimônia dão um toque ainda mais especial à ocasião.



    Diversão:
    Lembrança:


    Link relacionados

    O que vocês acharam das dicas?
    Tem alguma dica, para acrescentar?
    Acho que faltou algo? Me conte...
    Conto com a sua participação...
    Até mais...
    JaqueVirtual...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá, leitoras...
    Seja bem vindas, ao meu blog.
    Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
    Todos os comentários são lidos e respondidos.
    Mas sejam educadas.
    Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
    Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
    Se gostou do blog, me siga aqui e no Google +.
    Assim você não perde as novidades..

    Participe:
    Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
    Deixe sua pergunta Aqui...
    Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).

    Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
    E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
    Conto com a participações de todas vocês...
    Até mais...
    JaqueVirtual...