29 de junho de 2014

Diversos: Chocolate é tóxico para os cães?

Olá, leitoras...
Hoje vamos falar de um assunto sério, sobre os cães e gatos , você sabia que não devemos dar chocolate para nosso amiguinhos de quatro patas, você não sabia disso , sim o chocolate de humano, faz muito mal, aprovei a páscoa para abordar este assunto, lembrasse que não é só apenas na páscoa, mas durante todo o ano não devemos dar chocolate para estes animais. Para isso fiz um pesquisa e coloquei ela para vocês, ficarem por dentro do assunto.



Atenção

Se você é o tipo de pessoa que adora compartilhar um pedacinho de chocolate com o seu amigo para lhe fazer um agradinho, você pode estar envenenando o seu cachorro.


Saiba o porque, veja na matéria abaixo:

"Sempre que chegam épocas festivas como Natal, Réveillon e Páscoa, sem contar os aniversários e outros temas afins, nós, Médicos-veterinários alertamos nossos clientes que eles devem evitar dar guloseimas dessas festas para seus cães ou gatos.






Na época da Páscoa, onde “brota” chocolate por todo canto, é a fase crítica para intoxicação por chocolate em cães!! Chocolate não faz bem aos cães.




É muito perigoso e pode levar ao coma e até mesmo à morte.




O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. 



A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães.





A concentração dessa substância no chocolate pode ser de 3 a 10 vezes maior do que na cafeína, por exemplo e a quantidade dela para intoxicar gravemente um cão é calculada em torno de 100 a 200 mg/kg. 





Porém, há relatos de sintomas de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg; e também há relatos de sintomas de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 40 a 50 mg/kg de chocolate.





Há, ainda, relatos de efeitos drásticos com a ingestão não só de chocolate em barra, mas também de chocolate em pó dissolvido em leite e oferecido à cães.





Geralmente, os efeitos clínicos dessa intoxicação são percebidos entre 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. 


Os sintomas iniciais são: aumento da ingestão de água, vômito, diarréia, dilatação abdominal e inquietação (incômodo, agitação).


Quadro pode evoluir para hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia, tremores e estado de apreensão. 


E, mais fatidicamente, aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia), aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia), azulamento das mucosas (cianose – falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea e o quadro pode, enfim, evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.


O chocolate possui grande quantidade de gordura, o pâncreas também sofre importantes danos.





O tratamento é difícil, objetivando a estabilização das funções vitais do organismo de acordo com a sintomatologia que está ocorrendo.







Bom, como os casos de ingestão de chocolate podem ocasionar fins drásticos, o melhor é evitar que seu cão coma chocolate. 


Dica

É mais seguro e saudável você comprar chocolates específicos para cachorros, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde.



Chocolate branco é o menos perigoso, enquanto os chocolates mais escuros são os piores. Na dúvida, nunca, nunca dê chocolate para o seu amigo.



Existem muitas outras formas de agradá-lo sem correr riscos. Com cenoura, biscoitinhos para cães…



A Páscoa é ainda mais perigosa para seu cachorro:

Como muitas pessoas ficam com bastante chocolate em casa, por ganharem chocolate de presente nessa época, os cães acabam tendo mais acesso do que no resto do ano.



É ovo de páscoa no sofá, na mesa, na cadeira… Ou seja, a chance de seu cachorro conseguir um pedaço de chocolate escondido é muito grande. Por isso, cuidado!!!




 O que vocês acharam do post? Sabiam disso? Me conte...

Conto com a sua participação...
Até mais...
JaqueVirtual...
Fontes 1 e 2 
Então vocês dão comidas para o seus peludos , parem de dar , para o bem estar e saúde do seu cão.

4 comentários:

  1. Essas informações eu já sabia, mas essa dicas são ótimas. A única coisa que dou para os meus é pedaço de pão e as vezes biscoito de sal. Bjuss

    http://brunavogue.blogspot.com.br/?zx=fad660436cc3ec0a

    FanPage https://www.facebook.com/Brunasvogue?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Mas os veterinários não recomenda em hipótese alguma alimento humano para cães. o único alimento que podemos dar é frutas e alguns legumes.
      Mas eu adorei a sua visitinha e opinião........
      Até mais...
      JaqueVirtual.

      Excluir
    2. Rs sim!! Mas me doí o coração quando vejo minha princesa com os "zoião" no pão kkkk... Mas também não dou sempre não. Bjuss

      Excluir
    3. Olá, Ds Ps...
      A sua princesa, deve ser uma fofa.
      Ai que dó.
      É bom não dar sempre.
      *Gostaria de ver ela (sua cachorrinha), faz um post, mostrando ela...
      Até mais...
      JaqueVirtual.

      Excluir

Olá, leitoras...
Seja bem vindas, ao meu blog.
Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
Todos os comentários são lidos e respondidos.
Mas sejam educadas.
Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
Participe:
Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
Deixe sua pergunta Aqui...
Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).
Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
Conto com a participações de todas vocês...
Até mais...
JaqueVirtual...