13 de agosto de 2014

DIY: Artesanato Fuxico

Olá, leitoras...

No post de hoje vou mostrar para vocês a técnica do fuxico, primeiro vamos saber há história deste artesanato e como executar ele. Você precisará de tecido, agulha, linha. Então vamos ao post...



Sua origem é incerta, não se tem registro de onde e nem de quando esta idéia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo.




Aqui no Brasil recebeu este nome porque era feito por grupos de mulheres que se reuniam nas horas vagas para confeccionar com as sobras de tecido, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação criasse.


Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome “fuxico” (fofoca). Mas não fofocavam, como se quer fazer acreditar, e sim discutiam sobre seus problemas do dia-a-dia além de incrementar a renda doméstica vendendo para amigas os trabalhos por elas produzidos. 


Além do uso na decoração, ele também passou a ser utilizado na confecção de roupas. Sinal de que, mesmo que a industria têxtil produza tecidos altamente tecnológicos, o artesanato não sai de moda.



O fuxico é feito principalmente nas cidades pequenas pois, por ser totalmente artesanal, requer tempo e isto hoje em dia está cada vez mais escasso nas grandes cidades. É no interior do país que se mantém a tradição.


Mas, seja no interior, ou na cidade grande,uma coisa é certa, nenhum país produz tanto fuxico como o Brasil. 



Talvez pelo fato do brasileiro ser tão habilidoso para o artesanato, criativo para transformar a matéria ou ter sempre que dar um jeitinho para superar o desemprego.


Passo a passo como faz


Escolha o tecido


Em quadrados como acima



Faça um circulo no papel duro e marque 



Marque no tecido e depois corte 







Fica assim 



Dobre a borda e passe a linha até e alinhavando até o final e finaliza um nó. 



Fuxico (clássico)



Ou estilo flor no meio coloque um botão miçanga entre outros adereços... 
Depois e só usar a criatividade para aplicar em roupas,assessórios,fantasias,movéis, e etc.

Você prática fuxico? Conhecia essa técnica de artesanato?
Sei fazer o modelo básico, caso vocês quiser outro artesanato, é só me falar que eu faço um post, com a sua sugestão..

Conto com a sua participação.
Até, mais...
JaqueVirtual...

2 comentários:

  1. adorei estou fazendo tambem

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá...
      Seja, bem vinda, ao meu blog....
      Adorei a sua participação...
      Fez que fica lindo, eu amo fuxico (o artesanato, é claro, rs....)
      Que legal, que você gostou do post...
      Você tem blog?
      Aguardo a sua respostinha...
      Até, mais...
      JaqueVirtual...

      Excluir

Olá, leitoras...
Seja bem vindas, ao meu blog.
Seu recadinho/comentário é muito importante, tanto para mim como para o meu blog.
Todos os comentários são lidos e respondidos.
Mas sejam educadas.
Críticas são bem vindas, mas nada de xingamentos.
Se for anônimo, por favor coloque o seu nome nos comentários.
Participe:
Deixe sua avaliação, sobre o meu blog Aqui...
Deixe sua pergunta Aqui...
Assim podemos melhorar o blog (JaqueVirtual).
Não esqueça de comentar e compartilhar o blog.
E deixe o link do seu blog, para eu poder te visitar.
Conto com a participações de todas vocês...
Até mais...
JaqueVirtual...